Labirinto Particular

Síndrome da Resposta Inflamatória

No início, os médicos acreditavam que as alterações neurológicas eram apenas consequência da manifestação clínica da doença, e estariam associadas a quadros respiratórios, como pneumonia viral ou insuficiência respiratória grave. Mas hoje se sabe que o vírus pode ultrapassar a barreira sangue-cérebro (responsável por dificultar a passagem de substâncias do sangue para o sistema nervoso central), o que provoca uma resposta inflamatória. 

O dr. Marcelo Valadares, neurocirurgião, médico do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e pesquisador da disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), explica o que essa ação viral provoca. 

 

“As principais consequências da ação viral seriam a inflamação com o aumento de citocinas inflamatórias e modificação de células da glia, que têm papel na defesa do tecido nervoso. Essas células se transformam para um estado de resposta à inflamação.” 

Em outras palavras, a inflamação do tecido nervoso provocaria uma resposta imunológica exagerada, causando prejuízo ao cérebro. 

Além disso, um estudo publicado na revista “Nature” revelou que foram observadas micro-hemorragias e lesão neuronal com morte de neurônios em diversas regiões do encéfalo. Esses dois fenômenos também costumam ser vistos em várias doenças neurodegenerativas, e ainda, segundo o dr. Marcelo, explicariam os sintomas da chamada “covid longa” desenvolvida por alguns pacientes. 

tyranstorno 03
fragmentado

NEUROCOVID: CONHEÇA OS EFEITOS PSIQUIÁTRICOS E COGNITIVOS DA COVID LONGA

O desenvolvimento de transtornos de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático é maior entre hospitalizados, mas especialistas alertam que alterações neurológicas também atingem aqueles que tiveram sintomas leves da doença.

Não dá para negar que a pandemia da covid-19 afetou a saúde mental de todos. Desemprego, isolamento social, medo de adoecer e de perder pessoas queridas. Mas não foram apenas os fatores externos que impactaram a saúde psíquica das pessoas. 

Um estudo da Universidade de Oxford, publicado na revista “The Lancet Psychiatry”, mostrou que 34% dos pacientes recuperados da covid-19 foram diagnosticados com problemas psiquiátricos ou neurológicos, como ansiedadedepressão e estresse pós-traumáticoinsônia, dificuldade de concentração, esquecimento, cansaço e névoa mental. 

No Brasil, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) avaliaram 425 pacientes acometidos pelas formas moderada e grave da covid-19, e constataram alta prevalência de transtornos mentais e déficit cognitivo nesse grupo. Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de estresse pós-traumático e depressão foram os que apresentaram aumento em sua incidência.

Mas qual é a relação entre as alterações no cérebro provocadas pela covid-19 e o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e neurológicos?

Transtornos Psiquiátricos

Há ainda outros fatores que podem estar associados ao desenvolvimento de transtornos psiquiátricos por aqueles que tiveram covid-19, como destaca a dra. Luciana Oliva, psiquiatra e especialista em Atenção Básica à Saúde. 

“Outros mecanismos fisiopatológicos podem ser fatores de desenvolvimento de transtornos mentais, como a consequência do uso de fármacos instituídos no tratamento (como os corticosteroides, que podem desencadear transtornos de humor), e de iatrogenias, com o emprego de terapias não apropriadas ao tratamento da doença.”

Além do próprio desenvolvimento de novos transtornos psiquiátricos, é possível observar que pessoas que já tinham algum diagnóstico apresentaram sintomas mais graves.  

Foi o que aconteceu com a estudante Luiza Simões, 22. Ela conta que já havia sido diagnosticada com ansiedade e depressão desde os 13 anos, mas notou uma piora significativa depois de ter um quadro leve da covid.

 

“Eu cheguei ao limite quando comecei a ter crises de ansiedade. No pós-covid senti minha depressão piorar, a ponto de começar a ter ideações suicidas. Decidi ir atrás de psiquiatra e comecei o tratamento.”

Hoje, um ano e meio após testar positivo, ela conta que ainda precisa lidar com os resquícios emocionais da doença. “Ultimamente venho tendo mais cautela no meu dia a dia, pois coisas simples se tornam gatilhos, principalmente para minhas crises de ansiedade.” 

Mapa Mental

Aquele que luta contra monstros deve ter cautela para que ele também não se transforme em um monstro.

Qual é Seu Monstro ?

Todos têm monstros dentro de si, e às vezes devemos deixar eles saírem um pouco, ou então eles irão forçar a saída e vão tomar o controle e não irão deixar você voltar mais.

A ausência da consciência, perde o tempo para sempre, um profundo e negro vazio do qual nunca mais voltara, nem pensamentos nem corpo, nem lembranças.

O Nada Absolto. 

Nós precisamos de ajuda e muitas vezes não sabemos onde buscar e quem confiar. A saída depende do primeiro contato, precisamos dar o primeiro passo.

 

Estamos sedados

Grandes empresários ganham milhões explorando parte da sociedade, e preferimos ficar em silêncio sedados porque é doloroso não fingir.

Somos covardes e não importamos com a saude mental, maquiamos a imagem nas redes sociais com comentários imbecis disfarçados de opiniões. 

 Somos uma mentira e transparecemos ser o que não é, as nossas crianças não tem referencias e os nossos heróis são uma grande farsa.

Meu Sistema Está Suspenso

Todas as religiões são vermes da mente com o proposito de nos dividir e tomar mais fácil a função dos charlatães que querem nos governar, existem grupos exclusivos criados para te controlar como fãs pagantes de uma mal escrita franquia de ficção cientifica.

Seguidores não mais do que viciados, com um traficante manipulando as pessoas que querem a sua  dose de besteira, para manter sua dopamina de ignorância com o medo de acreditar na verdade.

Não sou louco o suficiente para acreditar em uma tal distorção de realidade.

A sociedade merece ser odiada por tudo que tivemos que passar?

Labirinto de pensamentos

O medo nos cerca de todos os lados pessoas que amamos e confiamos acabam fazendo coisas horríveis e que deixam sequelas e traumas. Mas existem pessoas  que são raras, que se recusam a deixar você odiá-las se preocupam com você.

As mais especiais são persistentes não importa o que você faça,  quantos motivos você de, e o quanto você implore para irem embora elas não te abandonam e sabe porque? Sente algo que são poucos que consegue sentir.

Existe contratempos e estragamos as coisas um com o outro e nos machucamos, fica tão confuso e nós quebramos, mas seguimos em frente e isso não é um defeito é o que nos define. 

Depois de toda dor que  sentimos isso cura, talvez não instantaneamente nem por muito tempo mas cura. 

a psicologia de Manipular e oprimir

O Ódio tem se tornado um símbolo de orgulho e muitos usam esse ódio como uma medalha de honra, olha ao seu redor, todo lugar que olhamos e tudo aquilo que vemos é desprezo, uma grande parte da humanidade  falam que o nosso mundo esta acabando e que nós somos o problema a raiz de tudo que há de errado.

É tão pesado o que vivemos que temos dificuldade de ver coisas boas nas pessoas  o auto desprezo não é considerado uma anomalia mais um padrão, as pessoas estão tentando ser boas elas apenas receberam uma vida amarga

 

 

Devolva o controle

As vezes eu sonho em salvar todos das mãos da queles que nos controla todos os dias  sem que nós sequer saibamos, eles brincam de Deus sem permissão do que é real ou verdadeiro, uma coisa é questionar sua mente e outra é questionar seus olhos e ouvidos. Quando escondo a chave eu desapareço, ela abre a porta do meu antigo quarto, tenho medo de achar demais, pouco demais ou nada.

 Como tiro a mascara  quando ela deixa de ser uma máscara e passa fazer parte de mim e da  forma que eu sou, eu existo por um motivo e sempre foi meu trabalho proteger, você merece melhor do que a escuridão e a hora é agora de você devolver o controle